Cubismo

terça-feira, dezembro 12, 2006

A arte Cubista - As cores

Os primeiros artistas a realizar procuras de novas formas de representação da natureza foram Braque e Picasso. Os dois foram muito influenciados pela obra de Cézanne, descrita como uma maneira de tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera, do cone.
Cézanne usava formas geométricas quando pintava e afirmava ver na natureza "o quadrado, a esfera e o cone". As suas obras desrespeitavam completamente a perspectiva tradicional de um objecto. Mostrava a figura em mais de uma face, distorcendo-as subtilmente.
Viveu 92 anos e desde muito jovem se dedicou à arte até morrer. Durante o seu percurso como artista passou por diversas fases:
· A fase Azul que representa a tristeza e a solidão provocadas pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são avaliadas pela monocromia e também a representa a miséria e o desespero humano.
· A fase Rosa originou muitos desenhos sensuais e eróticos, devido à paixão de Picasso pelo circo. Depois de descobrir as artes primitivas e africanas, compreendeu que o artista negro não pinta de acordo com a tendência de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade, essa tela subverteu o sentido da arte moderna com a declaração de guerra em 1914, chega ao fim a aventura cubista. Podemos destacar, também o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em Abril de 1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.
"A obra de um artista é uma espécie de diário. Quando o pintor, por ocasião de uma mostra, vê algumas de suas telas antigas novamente, é como se ele estivesse reencontrando filhos pródigos - só que vestidos com túnica de ouro." Pablo Picasso
"A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade". Pablo Picasso